No final de 2017 produzi uma reportagem sobre a indústria do chocolate gourmet de Santa Catarina para a revista Indústria & Competitividade. A publicação da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) é editada pelo talentoso Vladimir Brandão, com quem venho trabalhando há alguns anos já.
Além de entrevistar os empreendedores responsáveis por marcas como a Nugali (Pomerode), Doce Beijo (Joinville), Ferana (Timbó) e Orion (Blumenau), também fiz alguns dos retratos e imagens usadas na edição da publicação. Acabamos focando nas regiões do Vale do Itajaí e Norte do Estado tanto por critérios logísticos, mas principalmente por que é nesse pedaço do estado que são produzidos alguns dos melhores exemplares de chocolate gourmet do país.
Desde que encerrei meu trabalho como colunista de Cultura do Jornal de Santa Catarina, fazer reportagem tem sido um ofício infelizmente cada vez mais raro. Mesmo sendo trimestral, a revista da Fiesc se tornou uma ótima experiência para manter o “fazer texto” em dia. E sempre é delicioso quando posso trabalhar com gastronomia saindo um pouco do nicho da fotografia editorial/comercial e ir além dos sabores, abordando também a trajetória, as conquistas e os desafios de cada um desses empreendimentos. No caso, chocolate gourmet é um assunto dos mais prazerosos, certo?
Aqui posto reproduções das páginas da reportagem sobre chocolate gourmet. Outra maneira de conferir ela é pela plataforma ISSUU (ótima para saber como anda o mundo das revistas em um mundo tão digital).